Bem Vindos, 14 de Agosto de 2018

► JORNAL DIOCESANO

19/12/2017, por "Pascom"

Jubileu de Ouro da Diocese e Envio dos Missionários Leigos

A Diocese de Palmas - Francisco Beltrão celebrou no dia 09 de marco de 2008, os 50 anos de evangelização. A celebração de Ação de Graças aconteceu no Ginásio de Esportes Arrudão, em Francisco Beltrão. Com a celebração do Jubileu de Ouro, aconteceu o envio dos missionários leigos para as Santas Missões Populares. Estiveram presentes todos os Bispos do Regional Sul II da CNBB, Estado do Paraná e o Bispo da Diocese de Chapecó - SC. Cerca de sete mil fiéis participaram da celebração.

Dom José Antônio Peruzzo (bispo diocesano) disse que o primeiro bispo da diocese, Dom Carlos Eduardo enfrentou desafios maiores que as possibilidades humanas. A região era inóspita no começo do século 20, habitada ainda por muitos índios e com algumas comunidades de brancos. O período de Dom Agostinho (1970 a 2005), foi de continuidade da caminhada, "com decisões corajosas e proféticas".

Já com relação aos missionários que irão atuar nas Missões Populares, nos 42 municípios do Sudoeste, entre os meses de março e agosto de 2008, Dom José destacou: "Somos em torno de 15 mil na diocese". Relembrando o que Jesus disse aos discípulos, Dom José falou aos missionários: "Vão, partam, façam discípulos e eu estarei convosco todos os dias".

Dom Agostinho: "É uma satisfação e uma alegria poder encontrar, de novo, os missionários que um tempo atrás, peregrinaram pelas estradas de nossa diocese, para fazer com que a palavra 'missionário' se transforme numa verdadeira ceia e numa palavra de ordem, para dizer a todos que desejam servir o Cristo, que estamos em campo de trabalho. É uma alegria poder sentir o calor humano deste povo. Tomara que esta expressão se transforme em votos de saúde, para que eu possa colaborar com a Igreja que amei e continuo amando entranhadamente".