Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Bem Vindos, 19 de Fevereiro de 2018

NOTÍCIAS E EVENTOS

► JORNAL DIOCESANO

    19/12/2017, por "Pascom"

    Acontecimentos que marcaram a caminhada de evangelização

    I Encontro Diocesano de Ministros
    Nos dias 10 e 11 de julho de 1985, por iniciativa de Dom Agostinho, aconteceu nas cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, o I Encontro Diocesano dos Ministros Auxiliares da Comunidade (MAC). Reuniram-se aproximadamente 550 ministros.
    Objetivo do encontro:
    - Contato direto com o Bispo Diocesano,
    - Avaliação da caminhada de formação e atuação;
    - Intercâmbio de experiências.

    I Encontro Diocesano de Pastoral Familiar
    Nos dias 03 e 04 de agosto de 1985, realizou-se na cidade de Marmeleiro (PR) o I Encontro Diocesano de Pastoral Familiar, coordenado pela equipe Diocesana.
    Pode-se destacar do encontro três momentos importantes:
    1 - constatação da realidade em que viviam as famílias de nossa Diocese e avaliação dos Encontros de Preparação para o matrimônio.
    2 - Explicitação de uma visão de Igreja, Povo de Deus.
    3 - Pistas de ação concretas para a Pastoral Familiar.

    I Congresso Diocesano de Jovens
    A Diocese de Palmas realizou no Dia Internacional do Jovem, 22 de setembro de 1985, o 1º Congresso Diocesano de Jovens.
    Mais de 100 ônibus e caminhões levaram a Francisco Beltrão 9 mil jovens de toda a região Sudoeste do Paraná.
    Com o tema "Ano Internacional da Juventude e o Jovem Diante da Participação, do Desenvolvimento e da Paz", tema esse refletido com a colaboração dos expositores Valdomiro Schneider, irmão Lassalista, o diácono Deoclézio Wigineski e do padre Agenor Girardi.

    Os 50 anos do Seminário Diocesano

    No dia 05 de março de 1989, uma bela celebração eucarística com a presença de 19 arcebispos e bispos, 34 presbíteros, numerosos seminaristas maiores e menores, diáconos e multidão do povo, deu início às celebrações comemorativas dos 50 anos do Seminário Diocesano São João Maria Batista Vianney, criado e instalado no dia 31 de janeiro de 1939.

    I Seminário Diocesano das CEBS
    Com o intuito de animar os grupos de famílias, caminho para as CEBS e prioridade da Diocese e fortalecer a esperança das lideranças, realizou-se o I Seminário Diocesano sobre CEBS, em Francisco Beltrão, no centro paroquial Pedro Granzoto, nos dias 7 e 8 de outubro de 1995.
    O seminário teve momentos fortes de estudo e reflexão:
    1 - Desafios da vida comunitária que impedem de manter viva a nossa esperança em nossa organização de grupos de família, movimentos populares e outros.
    2 - julgar teológico - místico - prático
    3 - Celebração Eucarística
    4 - Práticas concretas vividas pelos assessores e participantes
    5 - Razões e pistas de como agir para continuar nossa práticas em nossas realidades no dia a dia.

    Inaugurada a Livraria Diocesana Kyrios
    Com a presença dos bispos Dom Agostinho Sartori, Dom Luís Bernetti, do prefeito Guiomar Lopes, padres e autoridades locais, foi inaugurada dia 18 de setembro de 1999, a Livraria Diocesana Kyrios, em Francisco Beltrão. A livraria é uma instituição ligada à Diocese de Palmas e Francisco Beltrão
    .
    1º Congresso Eucarístico da Diocese

    O 1º Congresso Eucarístico da Diocese de Palmas - Francisco Beltrão reuniu multidão de fiéis nos três dias de duração, de 16 a 18 de junho de 2000, em Francisco Beltrão.
    Todos os eventos enfocaram o tema do Congresso "Senhor: dá-nos sempre desse pão e a Eucaristia" (o pão e o vinho consagrados em espécie como corpo de Jesus Cristo) já que a Igreja Católica está celebrando os dois mil anos de Jesus Cristo e o Ano Jubilar.
    Dom Agostinho destacou, na homilia, que "o nosso coração se enche de alegria, apesar das intempéries do tempo, da chuva de hoje, a Diocese se reúne em torno da Eucaristia".

    Cruz da 1ª Missa percorre as Paróquias
    A réplica da cruz da primeira missa celebrada no Brasil, em abril de 1500, percorreu as paróquias da Diocese de Palmas - Francisco Beltrão. A peregrinação fez parte das comemorações do Jubileu dos dois mil anos de Jesus Cristo. Dia 22 de novembro de 2000 encerrou-se a peregrinação e a réplica foi levada para Foz do Iguaçu.

    Diocese comemorou o Centenário de Nascimento de Dom Carlos
    Em 2002, através da iniciativa do bispo diocesano Dom Agostinho José Sartori, foi comemorado o Centenário de Nascimento de Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Mello, primeiro Bispo da Diocese. Em seu pronunciamento Dom Agostinho disse que a presença de Dom Carlos no Sudoeste, durante 32 anos, foi forte e significativa que não era possível passar o centenário de seu nascimento sem que a região, e principalmente Palmas, fizessem memória desse bandeirante do Evangelho e do desenvolvimento material, cultural e cívico.

    Aula Inaugural no Seminário de Filosofia
    No dia 25 de fevereiro de 2003, aconteceu a celebração e a aula inaugural do Seminário Diocesano de Filosofia, em Francisco Beltrão. Fizeram-se presentes o Bispo Dom Agostinho, o bispo auxiliar Dom Luís, Pe. Geremias - reitor do seminário, Pe. Leonir Nardi, Pe. Nivercildo Prigol, Pe. Geraldo Macagnan, Pe. Paulo Brisch e Pe. Valdinei Battisti. Presentes também os professores do seminário, seminaristas e demais convidados.
    Ao todo eram 47 seminaristas que cursavam Filosofia, preparando-se para o sacerdócio. Eram provenientes das dioceses de Foz do Iguaçu, Arquidiocese de Cascavel, Guarapuava e Palmas.
    Com alegria Dom Agostinho acolheu a todos dando boas-vindas. Dom Luís realizou a benção das instalações do seminário.
    Na homilia Dom Agostinho agradeceu o apoio dos padres aos seminários fecundos e produtivos: "Nosso esforço deve ser maior para preparar ambientes, cultivar o espírito, a inteligência e mergulhar na infinitude, desabrochamento para a vida, dádiva de Deus". Acrescentou: "Será uma extraordinária maravilha se todos os seminaristas, daqui a sete anos, estejam amadurecidos diante do altar para a ordenação sacerdotal".
    A convite de Dom agostinho, o professor da FACIPAL - Paulo Diehl - Dr. em Teologia, falou sobre a história da Igreja no Oeste de Santa Catarina e Sudoeste paranaense.

© 2010 - Curia Diocesana - Diocese de Palmas/Fco. Beltrão - PR.

Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903
Sala 214 - Cx. Postal: 50
85555-000 - Palmas - PR
Fone: (46)3263-1134
Fax : (46)3262-1511