Bem Vindos, 19 de Novembro de 2017

06/07/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Diocese promove a 34ª Semana Teológica

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão promove a XXXIV Semana Teológica com o tema "Igreja em Saída: Uma Paróquia Missionária", "Ide e fazei discípulos" (Mt 28,19). A Igreja é missionária por natureza. Existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo" (DGAE, n.35). Eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja Missionária!" - Papa Francisco.

A assessoria será do Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS. Missionário de São Carlos, scalabrianos, Bacharel em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), mestre em Ciências Sociais pelo Institut Catholique de Paris, e em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. De 1993 a 2009 é Assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e membro da equipe de apoio do Setor Pastoral da Mobilidade Humana, na CNBB.

Sugestão de leitura prévia:
    -Decreto conciliar Ad Gentes;
    - Cap. VII do Documento de Aparecida;
    - Cap. I e III da Evangelii Gaudium;
    - Texto de estudos 108 da CNBB "Missão e Cooperação Missionária", publicado ano passado;
    - PEREIRA, José Carlos. Paróquia Missionária. À luz do Documento de Aparecida. Brasília: Edições CNBB, 2012, 183p.

Igreja em Saída: Uma Paróquia Missionária
    Diz o Papa Francisco na EG 27: "Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal destinado mais à evangelização do mundo atual do que a auto-preservação.

Objetivo permanente da Semana Teológica:
    Aprofundar um tema bíblico-teológico-moral que ajude os presbíteros e os agentes de pastoral a desempenhar com mais eficácia o seu ministério evangelizador.

Objetivo 2017:
    Despertar uma consciência decididamente missionária que nos interpele a sair ao encontro das pessoas, famílias, comunidades e povos, promovendo uma autêntica conversão das estruturas pastorais, agindo com firmeza e rapidez no intuito de comunicar e compartilhar o encontro com Cristo. (XV Plano Diocesano da Ação Evangelizadora).

LOCAL: Casa de Formação Divino Mestre - Francisco Beltrão-PR

1ª MODALIDADE
    De 17 a 20 de julho de 2017
    Início às 19h doa dia 17, término às 20h do dia 20.
    Investimento:
    - Hospedagem e Curso - R$ 460,00
    - Curso com refeições - R$ 320,00
    - Somente o Curso - R$ 100,00

2ª MODALIDADE
    De 21 a 23 de julho de 2017
    - Início às 19 do dia 21.
    - Término às 12h do dia 23.
    Investimento:
    - Hospedagem e curso R$ 240,00