Bem Vindos, 19 de Novembro de 2017

10/07/2017, por "Luiz Carlos Bittencourt"

Evangelização foi tema do II Mutirão de Comunicação em Curitiba

Pe. Valdecir Bressani

Nos dias 7 a 9 de julho, Curitiba foi sede do II Mutirão Paranaense de Comunicação. Cerca de 400 participantes representando as 17 dioceses do Paraná tiveram a oportunidade de refletir sobre a relação entre Comunicação e Evangelização, por meio de conferências e oficinas. A Diocese de Palmas - Francisco Beltrão marcou presença com Padre Valdecir Bressani, Luiz Bittencourt, Itamar Pereira, Ivete Cavali e Leandro de Jesus Marques.

O encontro foi coordenado pela PASCOM de Curitiba, juntamente com a Coordenação Regional e teve a presença dos conferencistas Daniel Godri Jr, Frei Rodrigo Soares, Hudson José e Prof. Jair Passos, permitiu colocar em debate diversas preocupações da Igreja em sua atividade comunicativa.

Diante da necessidade de uma comunicação que seja capaz de mexer com o sentido das pessoas, destacou-se a preocupação com o conteúdo e também com a forma das atividades comunicativas; a capacidade de discernimento, sabedoria e criatividade para transmitir a verdade evangélica, usando a maestria do amor como arte de comunicar. A grande preocupação dos organizadores, expressada também nas conferências e nas atividades das oficinas relacionadas à catequese, à liturgia e às práticas pastorais é levar em conta uma comunicação com qualidade, criatividade, responsabilidade; uma comunicação convincente e cativante diante das muitas verdades difundidas num contexto caracterizado pela pós-verdade.

O primeiro Mutirão paranaense aconteceu em Guarapuava, no ano de 2015. Em nível nacional, este ano acontecerá já o 10º Mutirão em Joinville de 16 a 19 de agosto. Antes de tornar-se um encontro do Regional Sul II, o Mutirão foi uma iniciativa diocesana em Guarapuava desde 2004. Segundo Jorge Teles, o trabalho tornou-se um evento tradicional a cada dois anos qualificando líderes da Pascom.

A experiência deu certo, possibilitando que através de Dom Wagner, Bispo referencial para a comunicação no Paraná, os demais Bispos acolhessem a proposta para o Regional Sul II. O próximo encontro acontecerá em Ponta Grossa, Pr, em 2020.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2018, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão será sede do Encontro da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2 da CNBB do Paraná.