Bem Vindos, 17 de Outubro de 2018

05/04/2018, por "Luiz Carlos Bittencourt"

CATEQUESE E JUVENTUDE TÊM NOVA COORDENAÇÃO DIOCESANA

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão tem nova coordenação para a Catequese e para a Pastoral Juvenil. Assumiu a Catequese, neste ano de 2018, Celma Slompo Balbinot, na Pastoral da Juventude, Ana Paula Wurlitzer. Débora Regina Pupo, que coordenava as duas pastorais, agora coordena a Catequese do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - Estado do Paraná, com sede em Curitiba.
    Diz Débora Pupo que é grande a expectativa em assumir a nova função na Igreja do Paraná, em dar continuidade à caminhada de unidade das dioceses. "Deixo a coordenação da catequese na Diocese na certeza de que o trabalho terá continuidade, pois a nova coordenadora vem da equipe de coordenação diocesana". Diz Débora que é grande o desafio coordenar a catequese nas 18 dioceses: "Cada uma com sua história, mas acredito que será possível fazer um bonito trabalho, priorizando sempre pela unidade, em prol da catequese". Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão foram sete anos e meio de trabalho na catequese, ressalta Débora: "Foi uma caminhada de crescimento, o sentimento é de gratidão. Tivemos passos significativos na renovação da Catequese. Desafios que a coordenação diocesana assumiu, tendo sempre a presença significativa dos bispos e dos assessores". Diz Débora que leva, desse período na Diocese, o entusiasmo dos catequistas: "Temos por toda a Diocese catequistas que amam a catequese e fazem o trabalho com encantamento".
    Para Celma Balbinot, assumir a coordenação diocesana da catequese é atender ao pedido do Papa Francisco, em dar ênfase na alegria, sendo discípulos missionários: "É com alegria que recebi a missão a mim entregue na coordenação diocesana". Celma pede apoio dos padres e das catequistas: "Para que possamos continuar o trabalho na catequese. Teremos humildade e diálogo, reunindo força e dedicação para fazer o melhor pela edificação do Reino de Deus".
    Ana Paula Wurlitzer, disse que é um momento de alegria e responsabilidade receber a nomeação de assumir a coordenação da Pastoral Juvenil Diocesana. Cita o Papa Francisco que pede que anunciemos com alegria e que os jovens sejam protagonistas: "Eu me sinto desafiada na missão de estar à frente desse trabalho, juntamente com a equipe diocesana, com humildade, porque é um caminho que faremos em conjunto com todos." Enfatiza Ana Paula que o trabalho deve ser realizado como pastoral de conjunto na Diocese, motivando a todos a fazer uma caminhada mais forte, conforme pede o Papa Francisco.