Bem Vindos, 22 de Setembro de 2017

31/08/2017, por "Pascom"

Diocese promove a Semana Nacional da Vida

Pastoral da Comunicação

Em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, celebra a Semana da Vida de 1º a 7 de outubro, e o Dia do Nascituro, em 8 de outubro. O lançamento da campanha ocorreu nesta quinta-feira, 31, durante reunião do Clero, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. O material foi elaborado e apresentado aos padres pelas coordenações diocesanas das pastorais e movimentos. O padre Nilzeu Albuquerque, assessor diocesano da Pastoral Familiar, recomendou a divulgação do material nas escolas e comunidades e o bispo dom Edgar Xavier Ertl manifestou "seu apoio incondicional à iniciativa."

O subsídio sobre a Semana da Vida e o Dia do Nascituro, bem como a campanha, congrega a Pastoral Familiar, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Pessoa Idosa, Catequese, a Lareira, Cursilho, Juventude, Renovação Carísmática, entre outras, visando divulgar a importância sobre a conscientização a respeito da vida em todos os seus momentos, desde a concepção. Padre Emerson Dettoni, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, recomendou a divulgação do material e o engajamento na campanha por se tratar de uma iniciativa conjunta de todas as pastorais. Izete Beyer Feix, coordenadora da Pastoral da Criança Diocesana, afirmou: "Estamos unidos com as pastorais e movimentos para refletir sobre o valor da vida humana, da concepção ao declínio natural. A Semana Nacional da Vida vai ao encontro com o trabalho da Pastoral da Criança que tem como lema ‘Para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância'."

CONSCIENTIZAÇÃO

De início foram distribuídos para o clero 40 mil panfletos, adesivos para carros, 1 DVD para cada Paróquia e informado sobre o modelo da lei municipal para que as câmaras aprovem a criação do Dia Municipal de Defesa da Vida, celebrado em 8 de outubro, Dia do Nascituro. Até agora 14 câmaras já aprovaram a matéria. Para o padre Sandro Mezzalira, de Planalto e Assessor Diocesano da Pastoral da Criança, o material é importante porque "serve de apoio, de reflexão, de conscientização sobre o valor da vida", para ele é necessário convocar todas as áreas, todos os segmentos para a necessidade de valorização da vida, pois, como disse "a vida é dom de Deus."

O bispo diocesano dom Edgar Xavier Ertl, presente no lançamento foi enfático: "Todas as pastorais, todos os serviços, estamos unidos para a Semana da Vida e Dia do Nascituro. Esta é uma prática evangélica que traduz uma Pastoral Orgânica, seguimos o documento de Aparecida e a pregação do papa Francisco, todos unidos em defesa da vida." Dom Edgar destacou o objetivo da campanha como "um fato que mostra a comunhão da Igreja na missão e no serviço para salvar vidas, salvar crianças, salvar mães." A partir de agora cada paróquia vai desenvolver atividades levando às comunidades os conteúdos e objetivos da Semana da Vida e Dia do Nascituro.
    Em anexo, sonora com Fom Edgar Ertl.

► histórico de notícias

► arquivos para download